Os atendimentos de traumas em hospitais e clínicas são uns dos mais críticos. Normalmente, o trauma é uma lesão física grave ocasionada a partir de eventos como quedas, atropelamentos, acidentes de trânsitos e dentre outros. Por conta dessa natureza agressiva, pacientes com algum trauma físico grave precisam ser atendido imediatamente para não haver riscos de óbito.
Por conta desse caráter urgente e crítico dos atendimentos com traumatismos físicos, a telemedicina é uma grande aliada nesses casos. Com a sua tecnologia, é possível obter auxílio em casos que demandam atenção imediata, suprindo diversas dificuldades por conta da distância ou falta de estrutura adequada.
Os atendimentos para traumas
Entende-se que o atendimento de trauma é aquele que envolve graves lesões físicas. Elas podem vir de diversas fontes: acidentes de trânsito, quedas, atropelamentos e até mesmo armas de fogo.
Em especial, os acidentes de trânsito são uma preocupação crescente, visto a sua alta taxa de fatalidade e números que crescem constantemente. Em uma matéria do site Portal do Trânsito, apenas em 2021 houve 5.381 fatalidades no trânsito, 90 mortes a mais do que 2020.
O tratamento para traumas passa por algumas etapas, algumas delas realizadas ainda no local pela equipe de socorro. Primeiro se faz uma inspeção primária que incluem alguns procedimentos básicos:
- Vias respiratórias: pode ser que as vias respiratórias estejam bloqueadas por algum coágulo de sangue, hematomas ou traumas no pescoço. Se elas estiverem de fatos impedidas, é feita a desobstrução.
- Respiração: a equipe médica verifica se há algo que ameace a respiração do paciente por alguma intoxicação, lesão cerebral ou lesões torácicas.
- Circulação sanguínea: se houver uma hemorragia externa significante, a equipe irá trabalhar para estancá-la. Se houver hemorragias internas, elas são mesuradas a partir do pulso e da pressão arterial.
- Disfunção neurológica: se houver algum dano na coluna cervical, ela é palpada para identificar qualquer anormalidade. Em seguida, o paciente é imobilizado em uma prancha longa para facilitar o transporte.
- Exposição ao ambiente: para garantir a localização de todas as lesões, o paciente é despido completamente e examinado para verificar se há qualquer trauma oculto. O paciente é mantido aquecido durante esse meio-tempo.
Teletrauma: a telemedicina nos atendimentos de traumas
O atendimento de traumas é crítico e emergencial, sendo um campo que apresenta múltiplos desafios para toda equipe médica. Superlotação, aumento na demanda, falta de investimentos e falta de um ambiente preparado para receber esses casos são apenas alguns dessas dificuldades envolvendo traumas.
Além disso, a falta de profissionais especializados em áreas mais rurais e distantes dos centros urbanos também dificulta o atendimento de qualidade. Tudo isso, impacta negativamente no tratamento do paciente, sendo que essas questões podem ser cruciais para salvar uma vida.
Por conta dessas disparidades, o uso da telemedicina surgiu dessa necessidade em atendimentos emergenciais. O termo teletrauma vem justamente dessa junção e com o objetivo de auxiliar os centros médicos no tratamento dos atendimentos traumáticos.
A primeira grande vantagem do teletrauma é a possibilidade de prover um atendimento de qualidade para populações que possuem poucos serviços de saúde a disposição, normalmente as que moram em locais mais distantes. Dessa forma, especialistas em traumas podem auxiliar remotamente a evolução e no cuidado dos pacientes.
Outro grande avanço obtido pelo teletrauma, é a diminuição no tempo para tratar pacientes com traumas. Pacientes podem ser tratados tanto localmente com a assistência remota de um especialista ou transferido para um local de atendimento apropriado.
Conforme citado nesse artigo, hoje a informação pode trafegar rapidamente por diversos meios digitais e pelas conexões de alta velocidade. Essa agilidade permite uma rápida comunicação entre times de médicos e outras pessoas da equipe médica no tratamento de traumas.
Além disso, é muito mais fácil difundir novas técnicas e procedimentos entre a comunidade médica. Esse fluxo constante de informações, difundido por meio da telemedicina, pode difundir conhecimentos sobre novos protocolos no tratamento de traumas em uma área muito maior. Assim, é muito mais fácil que as equipes médicas possam estar atualizadas sobre novas práticas.
Uma perspectiva do futuro dos teletraumas
A tecnologia evolui de maneira constante e, quanto maior é o seu avanço, mais barata e acessível ela se torna. Com essa perspectiva, é seguro afirmar que, com o passar do tempo, os atendimentos nos ambientes de saúde serão cada vez mais sofisticados e humanizados também.
Quando se trata de teletraumas, podemos citar alguns avanços que tendem a ganhar cada vez mais espaço. Já é realidade em alguns países, como os Estados Unidos, em que há um programa chamado “Ambulância Digital”.
De acordo com um estudo publicado pelo Scandinavian Jornal of Surgery, na cidade de Tucson, no Arizona, o projeto Ambulância Digital tem como objetivo permitir que médicos estejam virtualmente presentes enquanto o paciente é transportado para o hospital. Nesse meio tempo, a comunicação entre a central médica e os profissionais presentes na ambulância é constante.
Por meio desse exemplo, é possível ter uma noção dos benefícios que a telemedicina pode trazer em situações emergenciais como o atendimento de traumas.
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